quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cachoeira dourada

    Em Cachoeira Dourada, ocorre um fenômeno estranho um lago com águas quentes e salgadas. Cristalina que possui extração de cristal de rocha
    Em época de verão os goianos vão sempre ao Rio Araguaia que chega a receber cerca de 150.000 turistas na temporada sendo acidade com maior número deles é Aruanã
   As águas termais encantam os turistas principalmente de Goiânia região Sudeste e de Brasília que vão para Caldas Novas / Rio Quente hoje consideradas uma das cidades turísticas mais visitadas do Brasil por abrigar grandes hotéis de classe superior e o maior park hidrotermal do mundo, pessoas do todo Brasil vão para região das aguas termais para fugir do stress, e curtir as água quentes, como por exemplo o maior rio de aguas termais do mundo situado na cidade de Rio Quente à 27 Km de Caldas Novas.
    A pratica de mergulho que ocorre nos lagos, sendo Lago de Serra da Mesa, em Niquelândia; o Lago das Brisas, em Buriti Alegre, a Lagoa Santa no município de mesmo nome, o Lago Azul em Três Ranchos.
    As formações rochosas predominam em Ivolândia onde a pessoa encontra com a Cidade de Pedra e na cidade de Paraúna conta com formações rochosas. Em Vila Propício com grutas que possuem estalaquitites em formação.
    Na cidade de Hidrolândia, próxima a Goiânia há a maior concentração de jabuticabeiras, que atrai até turistas de outros países, sendo os mais presentes os americanos e canadenses.

História de Goiás

Em 1682 Bartolomeu Bueno da Silva (pai), o Anhanguera, penetrou as terras dos índios Goyaz e iniciou ali a exploração de ouro e diamantes. Em 1722 chega à região o seu filho, de mesmo nome, juntamente com João Leite Ortiz de Camargo, colonizadores destemidos, que em 26 de julho de 1727, lançaram a Capela de SantAna como marco inicial da Vila de SantAna, que somente em 25 de julho de 1732 foi instalada oficialmente, com o nome de Vila Boa de Goiaz, em homenagem a Bueno e aos habitantes nativos da região. Nesta mesma data foi levantado o Pelourino e criada a Comarca, nomeando-se Antônio Dias da Silva e Antônio de Brito Ferreira seus primeiros juizes. Criou-se, também, a Câmara, com a nomeação de Tomé de Souza Marzagão e Antônio Garrido para vereadores, Miguel Carlos para escrivão e João Lopes Zedes para Procurador. Todas as nomeações foram feitas pelo Exmo. Sr. Juiz de Mascarenhas, General (Governador) da Capitania de São Paulo, por ordem de Sua Majestade. Em 8 de novembro de 1744 a Comarca de Goiaz se separa de São Paulo, tornando-se Capitania Geral, tendo por capital Vila Boa. Em 17 de setembro de 1818 a Secretaria de Estado dos Negócios do Império, através de portaria, eleva Vila Boa à categoria de Cidade, com o nome de Cidade de Goiaz e cria o seu Município, como Capital da Província de Goiaz. Em 23 de março de 1937 deixa de ser capital, com a transferência do governo para Goiânia. Seu primeiro intendente, em 1893, foi o sr. Bernardo Antônio de Faria Albernaz e seu primeiro prefeito, em 1930, o sr. Samuel Sabino de Passos.

Exportações de Goiás

Exportações goianas continuaram em alta


As exportações goianas continuaram em alta em julho e somaram US$ 327,63 milhões. Esse valor foi 16,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, embora tenham registrado queda de 14% na comparação com junho (US$ 443,34 milhões). Os dados são da Superintendência de Comércio Exterior, da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC).